quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dor na coluna e desânimo. A culpa pode ser do travesseiro



Dores na coluna, no pescoço, torcicolo, cansaço. O travesseiro errado pode ser o culpado por esses e outros incômodos, sobretudo os que aparecem logo depois de despertar. Foi isso que descobriu uma pesquisa recente feita no Hannover Medical School, na Alemanha, e publicada no jornal científico International Journal of Rehabilitation and Research.
Os médicos convidaram 149 pessoas que sofriam com dores na coluna cervical para fazer um teste, divididas em dois grupos: um deles substituiu o travesseiro, o outro continuou com o de costume. Depois de um ano, o primeiro grupo deixou de sentir os tais desconfortos na região do pescoço e passou a acordar mais descansado também.
O acessório errado em alguns casos provoca, também, dormência nas mãos. "Muita gente acorda e acha que aquela formigação súbita é sinal de um infarto ou um derrame, quando não passa de um reflexo de dor no pescoço". A longo prazo, o uso inadequado do travesseiro causa até dor crônica nas costas, artrose - pequenos desgastes nas vértebras - e desvio da coluna.
Todo esse desconforto reflete também no dia a dia. Em geral, as dores causadas pelo mau uso do travesseiro fazem com que a pessoa acorde com aquela sensação de que não dormiu nada, que não descansou. É bom lembrar, no entanto, que esses sintomas são também muitas vezes causados por outros fatores como genética, erros de postura, obesidade, falta de atividade física e movimentos repetitivos.
Todos devem buscar um lugar agradável e confortável para dormir, principalmente quem tem insônia. Isso é parte de uma boa higiene do sono. Além disso, para evitar noites mal dormidas, é bom observar o tipo de colchão, um item que precisa ser trocado a cada cinco anos. O travesseiro não pode ser nem muito mole, nem muito duro. É preciso enxergar a coluna reta quando a pessoa estiver deitada de lado, O ideal é dormir de lado, pois assim a coluna permanece alinhada. As pernas ficam dobradas, com os joelhos flexionados, em posição fetal, o que ajuda a aliviar a tensão da lordose lombar - aquela curvatura logo acima do quadril.
Dormir sem o travesseiro é tão ruim quanto usar o errado. Ele força ainda mais a coluna, deixando um vão entre os ombros e o colchão. As pessoas que tem problemas para respirar ou refluxo, por exemplo, devem optar por modelos que mantenham o corpo mais elevado, para evitar um mal estar durante a noite. Basicamente, o mais importante é saber se o modelo escolhido ajuda a relaxar e não força a coluna, mas do que ele é feito também é um dos pontos a ser considerado. Quem tem alergia deve buscar tipos específicos. É preciso que o material permita ventilação, principalmente para quem transpira muito durante a noite. Travesseiro também tem prazo de validade: de um a dois anos.

Como escolher o travesseiro

A opção deve ser feita de acordo com a posição durante o sono

 
Quem dorme de lado precisa de um modelo nem muito alto nem muito baixo, que preencha a distância entre o ombro e o rosto
De barriga para cima, o travesseiro deve ser um pouco mais baixo para que a cabeça não fique muito elevada
Não há travesseiro apropriado para os que dormem de bruços. O ideal é tentar policiar-se para dormir em outra posição
Para quem se mexe muito durante o sono, o mais adequado é um travesseiro flexível, que se adapte às várias posições

segunda-feira, 11 de julho de 2011

CROCHETAGEM


Crochetagem

A Crochetagem é uma técnica manipulativa fisioterapêutica, não invasiva, utilizada no tratamento das disfunções osteomioarticulares (articulação, tendão e músculo) que apresentem fibrose ou aderência no tecido miofascial, proveniente de alterações mecânicas, como posturas viciosas, traumatismos ou patologias que gerem uma limitação funcional.
Com o uso de ganchos de aço, aplicados e mobilizados sobre a pele, a Crochetagem visa promover um realinhamento dos tecidos moles pós-lesão músculo-tendíneo-ligamentar, produzindo não só um movimento entre as fibras do tecido conjuntivo, mas também um aumento da extensibilidade tecidual e conseqüentemente aumento do alinhamento ordenado do colágeno dentro dos tecidos, restaurando o movimento funcional, e otimizando de forma imediata a capacidade do sistema miotendíneo.
Indicações: As patologias inflamatórias ou não inflamatórias do aparelho locomotor: miosites, epicondilites, tendinites, periartrites, pubalgia, lombalgia, torcicolo…
Sabe-se que a potência muscular é afetada negativamente pelo acúmulo metabólico (fadiga) e o stress neuromuscular.
A crochetagem auxilia a nutrição do tecido, além de auxiliar a drenagem tecidual, removendo esses metabólitos acumulados pelo treino de alta intensidade por promover um efeito circulatório, aumentando a vascularização profunda.

Os efeitos da Crochetagem :

Efeito mecânico:

- Nas aderências fibrosas que limitam o movimento entre os planos de deslizamento tissulares.
- Nos corpúsculos fibrosos (depósito úricos ou cálcios) localizados geralmente nos lugares de estases circulatório e próximo ás articulações.
- Nas cicatrizes e hematomas, que geram progressivamente aderências entre os planos de deslizamento.
- Nas proeminências ou descolamentos periósteos.

Efeito circulatório:

A observação clínica dos efeitos da diafibrólise percutânea parece demonstrar um aumento da circulação sangüínea e provavelmente da circulação linfática. Ainda, o rubor cutâneo que segue uma sessão de crochetagem parece sugerir uma reação histámica .

Efeito reflexo:

A rapidez dos efeitos da Crochetagem, principalmente durante a aplicação ao nível dos trigger points (gatilho, de inibição, do tipo Knapp, Jones, Travell…) sugerem a presença de um efeito reflexo.

Descrição do material:

Gancho de aço, que apresenta curvaturas diferentes permitindo o contato com os múltiplos acidentes anatômicos que se interpõem entre a pele e as estruturas a serem tratadas.

Cada curvatura se acaba em uma espátula que permite reduzir a pressão exercida sobre a pele. Isto permite reduzir a irritação cutânea provocada pelo instrumento. Além disso, cada espátula apresenta uma superfície externa convexa e uma superfície interna plana. Esta configuração cria entre as duas superfícies um bordo bisoté e desgastado.

Esta estrutura melhora a interposição da espátula entre os planos tissulares profundos inacessíveis pelos dedos do terapeuta, e permite a Crochetagem das fibras conjuntivas delgadas ou dos corpúsculos fibrosos em vista de uma mobilização eletiva.

Site da associação Brasileira de Crochetagem:  CROCHETAGEM
Publicações: ARTIGOS

domingo, 10 de julho de 2011

O Método THERAPY TAPE®


Realizo diversos tratamentos e utilizo várias técnicas para plena recuperação e alívio da dor uma das técnicas empregadas é a THERAPY TAPE® .
O Método THERAPY TAPE® foi desenvolvido para estimular o sistema tegumentar (pele) facilitar o processo de analgesia, relaxamento e estimulação muscular, permite suporte e estabilidade para os músculos e articulações, sem restringir para o arco de movimento e a amplitude articular. Esse método é utilizado com sucesso para tratar uma variedade de disfunções ortopédicas, neuromusculares, doenças neurológicas e médicas.


THERAPY TAPE ® Bandagem indicada para:
• Re-educar o sistema neuromuscular
• Reduzir a dor
• Melhorar o desempenho
• Prevenir lesões
• Promover a melhoria da circulação e cura

GLOBUS - GENESY 1200 PRO

Como havia combinado com vocês estou passando o que tem de mais moderno hoje para os tratamentos: Traumato - Ortopédicos, Desportivos, Estéticos, Beleza e Saúde.
São os equipamentos da GLOBUS ITÁLIA, estes são eletro-estimuladores portáteis que são utilizados nas melhores clínicas de Reabilitação e Médicas além dos melhores clubes de Futebol do Mundo, Fórmula 1, entre outros.
Hoje vou falar do equipamento GENESY 1200 Pro.
O Genesy 1200 Pro, o produto recém lançado no mercado, se caracteriza por um conjunto completo que inclui forma de onda específica e uma ampla gama de programas:

Este equipamento possui 530 programas já definidos e com comprovações científicas.
Vou citar alguns programas
Programa presente para homens e mulheres

FITNESS:
Enrijecimento
Modela
trabalho dinâmico
Body Sculpting
Definição
Jogging
Anaeróbio
Muscle starter
Aeróbico
Prevenção câimbras
Tonificação muscular
Hipertrofia MuscularRelaxamento
Aquecimento muscular
Recuperação ativa
Força máxima
Força de resistência
Força explosiva
Endurance
BELEZA:



Drenagem
Drenagem Bio-pulso
Lipólise
Massagem relaxante
Massagem Tonificante
Massagem Energética
Massagem conectiva
Drenagem pós-parto
Lipólise pós-parto
Enrijecimento pós-parto
Firmeza mama
Sculpting seio
Edema dos braços
Face- Capilarização
Face- efeito lifting
Definição
Efeito microlifting mama
Efeito microlifting colo
Efeito microlifting face
Elasticidade da pele facial
SAÚDE:
Insuficiência arterial
Insuficiência venosa
Vascularização
Incontinência mista
Incontinência
Dor menstrual
Dor menstrual intensa
Dor do joelho
Dor do tornozelo
Dor gerada pela fratura
Dor na Coluna

Estiramento muscular
Ruptura muscular
Edema
Enxaqueca
Relaxamento
A tecnologia utilizada é a mais avançada e permite uma utilização extremamente fácil e segura, em cada situação terapêutica.
Este estimulador é programável e permite que se criem programas específicos com parâmetros personalizados permitindo ainda salvá-los.
Hoje as melhores clínicas possuem esse tipo de tratamentos, e utilizam esses equipamentos para seus atendimentos.
Minha empresa vende estes equipamentos, bem como tenho clínicas que possuem esses produtos para ofertar o melhor para meus pacientes.